Onde o conteúdo é king

Eu tava lá em Los Angeles, agora em Setembro, junto com o Grupo de Mídia, para saber das novas. O foco era a indústria do Entretenimento, incluindo os Estúdios, Filmes, TVs, Shows, Esportes, o uso de “product placement” e todo o sistema daí decorrente.

Uma comitiva de quase 80 pessoas, 50 deles mídias que voltaram muito bem informados.

Como de hábito, muita coisa nova a conhecer e a digerir. Alguns destaques para dividir:

a) Há uma clara crise no mercado americano e a indústria do Cinema vendeu 30% menos tickets até agora. Cresce a importância das receitas internacionais (hoje iguais a 2/3) e também da América Latina (cresceu 66% o número de ingressos nos últimos 10 anos);

b) O investimento em Cinema / Conteúdo está bem mais conservador / menos arrojado e há uma procura intensa por soluções já testadas anteriormente, sejam elas de novos episódios de séries bem sucedidas, como também de “remakes”;

c)  Incrível o uso que os Estúdios / Canais fazem da mídia out-of-home. Deve ser a principal categoria no ar e a cidade respira cada nova série;

d) Diferentemente do Brasil, existem empresas que gerenciam os talentos (atores, diretores, músicos, esportistas, etc), como a CAA (Creative Artists Agency) que conhecemos. O trabalho deles é o de criar oportunidades de negócios para os clientes. É um avanço no grau de profissionalismo do mercado;

e) No Annenberg Inovation Lab, ligada a USC – University of Southern California, entramos em contato com o Jonathan Taplin e com o Henry Jenkins. Eles estão encantados com o Brasil, com o nosso uso de redes sociais, com o potencial de maior acesso nas favelas do Rio e prometem uma grande conferência de estudiosos no Rio, em Agosto do ano que vem;

f) Existem alguns Media Labs de empresas de mídia, anunciantes ou universidades. Em visita aos estúdios da Warner deu para ver como usam o “eye tracking” para seguir os passos dos internautas e para testar programas de TV. Deram exemplo de um programa da Ellen, onde, com base em respiração, batidas do coração, suor e outras reações, criaram uma métrica para medir o engajamento. No exemplo, tiveram uma resposta 11 vezes acima da média;

g) Entre as visitas, uma ida ao L.A. Live, gerido pela AEG. Um complexo monstruoso e de super estrutura para shows, jogos e tudo o que se pensar. Essa AEG é a mesma que está construindo um estádio em Recife para a Copa do Mundo, junto com a Odebrecht. Eles querem montar uma rede no Brasil e esticar mais a presença de artistas internacionais por aqui. Um periquito me contou que eles vão ter um acordo aqui em São Paulo;

h) Genial a apresentação da FullScreen de um garoto (George Strompolos) que é talento puro. No currículo, passagens pela Wired, CNet, tendo ainda fundado o Youtube. Ele conta que daqui a 2 anos, 90% do tráfego da Internet será de Vídeo;

i) NBA está bem interessada em conversar por aqui e planejam um escritório em SP logo mais.

 

Enfim, pouca diversão, mas muito divertido.

 

Matéria publicada no blog do Meio&Mensagem,

na sessão Digital, na coluna Ponto de vista,

dia 28 de setembro de 2011,

por Geraldo Leite

 

 

postado por admin em 29 de setembro de 2011, 16:17   |   0 comentários

15 Anos Singulares: parabéns compartilhado!

 

No mês de aniversário da Sing, compartilhamos nosso aniversário e mais de 15 amigos nos mandaram lindos votos! Queremos mostrar para todos. Até porque os bons desejos são sempre legais de multiplicar! Parabéns, Singular!

 

Parabéns e sucesso sempre!
Abs.
Nilson Moura – Media Director – Media Contacts

Geraldo,
Parabéns e felizes negócios.
Que tudo corra bem sempre.
Abração
Julio Cosi

Valeu Geraldo, parabéns pelo empenho, participação e contribuição ao mercado publicitário.
Um abração.
Ênio Vergeiro – Diretor Geral da Meta 29 e Presidente da APP

G:
Que a Sing comemore muitos múltiplos de 15.
Parabéns e Felicidade a ti e toda a sua equipe.
Zé Alves

Dear Geraldo, Beth and the whole Singular team
On behalf of Rain Barrel Communications I send you warmest anniversary congratulations!  Singular is part of the explanation for Brazil’s rise as a dynamic regional and global power.  You are innovative and professional in your work for media and private companies — and you bring solid values and deep humanity to everything you do.
May the next 15 years be equally — or even more — successful!
Muito obrigado for all the support you have given us — and we are sure our client Cartoon Network shares our gratitude.
Warm regards, Robert and Paul – Rain Barrel Communications

Caro Geraldo, a Sing entrou na adolescência, com todo o vigor dessa idade.
Que o sucesso continue cada vez em maior escala.
Parabéns a você e ao mercado publicitário.
Abração
Paulo Gomes

Geraldo, bom dia,
O resultado da Singular foi excelente durante todo este tempo. Ao conviver com você e com ela só tive alegrias.
Orgulho-me muito de poder contar com você como amigo.
Abração do Zé Mauricio e o desejo de muitos outros anos de sucesso.
Zé Maurício

GeGê: PARABÉNS POR MAIS UM ANO DE SUCESSO!
Abraços a todos da equipe.
Paulo Chueiri – P.C Negócios de Comunicação e Mídia

Querido Gera,
Mérito todo seu. Que tenhas muito sucesso em todos os anos vindouros.
Parabéns e forte abraço,
Alceu Gandini – Caderno Propaganda e Marketing

Parabéns Geraldo. Um grande abraço ao amigo pelo sucesso que alcançou em 15 anos!
Samir Razuk

Oi Geraldinho,
Que beleza. Hein? O tempo voa. A Dainet já fez 17 anos.
Abs,
Toninho Rosa

RÉPI BARSDEI TÚ SINGULAR
José Francisco Queiroz

Oi Gê, a  Sing nasceu sob o signo do sucesso. Basta ouvir o meio do qual compartilhamos.
Parabéns e muitos anos mais para a Sing e para você poder nos brindar com competência e amizade.
Rossini – Target

Gê,
Parabéns mesmo.
Bjs,
Julinho Ferreira

Geraldo
15 anos é razão de sobra; e vocês terão inúmeras outras ocasiões para celebrar o sucesso que merecem, o respeito que desfrutam e a competência com que atuam.
Abs
Edney - Diretor Executivo do Conar

Geraldo,
Parabéns à toda equipe da Sing. Um forte abraço e muito sucesso ainda.
Alfredo Luiz dos Santos – Subway

Uma Adolescente Singular!
Vai ter baile de debutantes?
PARABÉNS E SUCESSO SEMPRE, GÊRA!
Ricardo Corte Real

Gê,
É mole meu, quinze anos de sucesso. Parabéns !!!
Claudio Pereira

Ge
Muita força, sorte e mais 15 de muitas realizações.
Claudio Venancio

Meu caro Gera,
Parabéns!
Você continua ímpar no que faz!
E o número 1 é seu!
Até os próximos 15 anos!
Forte abraço,
Luiz Fernando Rios


Um grande abraço!
Mané MaugerPerto GMN

Grande Gera,
Parabéns pelo sucesso destes 15 anos,você merece e muito.
Abs.
Paulo Gregoraci – WMcCann Ericson

Geraldo:
Parabéns pelas realizações durante esta longa jornada.
Votos de mais 15 anos várias vezes.
Abraços
Wagner Yoshihara – Tônica de Comunicação

Geraldinho,
Parabéns a vc e toda a equipe.
Só quem faz bem feito vive tanto tempo.
Que venham mais 15, 30 e muito mais.
Abs
Alessandre Tadeu Siano  -  Mídia – Agência África

Parabéns a este grande time. Continuem assim, a vida está só começando.
Dora Câmara – Diretora Comercial – Ibope

Parabéns… e que continue sempre firme e forte…
Sueli Ebarra – Assistente Executiva de Mídia, Atendimento, Web e Operações – Grey

Parabéns a todos, especialmente a você Geraldo que com certeza suou bastante a camisa nesses 15 anos!!!
Sirlene – Vox Mundi

PARABÉNS GERA!
Já passei por isso, temos 17!
Paulo Tatit – Palavra Cantada

Todo o sucesso do mundo (e dos outros mundos)
Todas as glórias (possíveis e impossíveis)
Tudo do melhor (para todos e todas)
Abraço colossal da amiga
Ângela Leite Gravura – Irmã de Geraldo Leite

Abraços
Continuem assim!
Anco Saraiva – TV Globo

Grande SINGULAR,
Vida longa e muito sucesso
Abs  Ruy
Ruy Mendonça – Diretor Comercial – Grupo Estado

Oi pessoal, bom dia
Puxa vida, já são 15 aninhos… Parece que foi ontem.
Tenho um orgulho enorme de ter feito parte, mesmo que por pouco tempo, desta história de grandes conquistas e realizações.
É um prazer poder comemorar com vocês.
Um grande beijo a todos e muito sucesso,
Priscilla Faria Bufoni – Analista de Pesquisa Rede PI – Rede Record

Felicitaciones!!!!!!!!!!!!
Mariana Loterszpil – Paka Paka

Parabéns a todos.
Contem comigo sempre.
Abs
Nanci Masson– TV Globo

Oi Ge, que demais, 15 anos!
Parabéns!
Foi muito bom, gratificante e importante fazer parte dessa história.
Beijos singulares a todos que foram parceiros. E que venham mais 15.
Beijão
Denise MozolOPEC TV Gazeta

Parabéns a todos e muito obrigado pela parceria.
Carlos Chiesa – 440v

Meus parabéns a essa empresa que hoje pela sua amplitude de realizações já é PLURAL.
Grande abraço a toda a equipe com o desejos de que os próximos 15 sejam de amadurecimento pleno para essa bela adolescente.
Com carinho, Baiana.
Liana Milanez

Geraldinho.
Parabéns pelos 15 anos da Singular.
Beijos a essa equipe simpática e competente.
Dorinho.
Dorinho Bastos

PARABÉNS!!!!
Maria do Carmo – Cacá –  Cassales Kozma

Que jóia!
Parabéns!
bjs
Marcelo Brissac – Marcelo Brissac – Radio MEC

Caro Geraldo,
Parabéns pelos 15 anos da Singular e pelo excelente trabalho que presta ao mercado publicitário.
Desejo que chegue à idade adulta com a mesma garra e determinação.
Saúde, sucesso e mais uma vez parabéns.
Abs.
J. O. Arruda – Extensiva

Parabéns Singular, Geraldo e equipe fantástica!
Que muitas outras primaveras venham com muitas flores, ar puro e água cristalina para todos em um mundo cada vez mais sustentável!
Sucesso cada vez maior!
Ana Lucia Fugulin – Marketing – ESPN

Gigante parabéns!
Que sigam muitos mais anos amplificando nosso mercado.
Francisco Cathoud – Gerente de Contas – Grupo MM

Parabéns!
Roseli Biage

Geraldo e Equipe,
Parabéns e muito sucesso!
Abs,
Márcio Chagas – Diretor de Marketing – Rede Gazeta

Geraldinho Leite: Eu não tenho uma aproximação com você que me permitisse falar isso ou aquilo dos seus “15 anos”.Talvez fôsse o caso de você realizar um baile de debutantes, embora sua empresa já seja por demais conhecida no nosso mercado. Sinto que você é uma referência importante , e, embora não seja tão velho, tive á oportunidade de conhecer um dos papas da mídia, quando estava iniciando lá na JWT, alguns poucos anos atrás: Manoel Leite. Na equipe comandada pelo seu Manoel Leite, dava os seus primeiros passos o maior mídia/publicitário, de todos os tempos, que tive a oportunidade de conhecer: Octávio Florisbal. Acho que ele apreendeu muito com o seu Manoel. Portanto, seu Geraldinho, além de vocalista, o senhor teve á quem puxar. Parabéns, pelos “15 anos” e por você também ser singular. Abs,
Luiz Miguel – Jovem Pan

Oi Geraldo, parabéns!
Beijos e bom final de semana.
Cristina da Hora -Diretora Comercial GC2

Parabéns pelos 15 anos singulares!
Adorei a comunicação.
Beijos e inspiração – hoje e amanhã ;)
Roberta Nagatsuka – Central Globo de Marketing – Divisão de Inteligência de Marketing

Tudo de BOOOM e mais 15 de sussesssossss…
Abraço,
Tânia Vidigal – Artista Plástica  - Euritmista

Geraldo, meu amigo, me alegra demais estar entre os amigos que vc quer junto para a próxima etapa da SINGULAR. Sim, vamos juntos, à distância, mas sempre solidários!
Um forte abraço.
Parabéns!
Carmen

Parabéns Geraldinho
E brilhante equipe.  Abraços!
Silvio Fernandes

Alô Geraldo, alô amigas e amigos da Singular!!!
Parabéns pelos 15 anos e mais sucesso nos próximos 15 anos!
Vamos votar!
Um grande abraço a todos,
Oscar Mattos – Grupo Estado -Diretor de Desenvolvimento de Negócios

PARABÉNS!!!!
Um grande abraço e beijos,
Célia Belém – Arquitetura do Conhecimento

 

postado por admin em 27 de setembro de 2011, 19:33   |   0 comentários

Feliz Aniversário, Singular!

postado por admin em 19 de setembro de 2011, 17:44   |   0 comentários

Singular coordena Viagem do Grupo de Mídia 2011 para Los Angeles

Grupo reunido

 

Mais uma vez comandamos a viagem do Grupo de Mídia, dessa feita para uma semana em Los Angeles.

Fomos em 80 pessoas, entre profissionais de mídia das agências, profissionais de veículos e equipe de produção, o que exigiu uma bela logística de tempo, agenda e deslocamentos.

Tivemos um total de 29 compromissos, entre visitas externas, apresentações no hotel, almoços, jantares e novidades dos patrocinadores.

Um grande foco foi dado ao conteúdo, através de ações em Cinema e TV e seus desdobramentos comerciais (Warner, 20th Century Fox, Sony, Marvel, GK-TV e Norm Marshall & Associates).

Foco também nos talentos e instalações ligados ao conteúdo esportivo e/ou de espetáculos (LA Live, AEG, CAA e NBA).

E as novidades em si, como Ooyala, Fullscreen, Newsweek (nova fase), Annenberg Inovation Lab da USC – University of Southern California, além de uma apresentação introdutória feita pela jornalista e consultora Ana Maria Bahiana.

Apesar de ter acompanhado todas as viagens do Grupo de Mídia (exceto a primeira), essa foi a terceira em que assumimos totalmente a construção e organização do evento, após Tóquio e San Francisco.

Geraldo Leite (Sócio-diretor da Singular), Luciana Schwartz (Diretora geral de Mídia da Neogama BBH e Andrea Schnitzler (Planejadora da Singular)

A viagem do ano que vem ainda não está definida, mas pela satisfação dos participantes, tende a ser um novo sucesso.

Estão previstas ainda, uma pesquisa interna sobre satisfação e uma apresentação para os sócios do Grupo de Mídia que não puderam acompanhar a viagem.

Geraldo Leite

postado por admin em 12 de setembro de 2011, 21:35   |   0 comentários

Mídia Impressa como um voto de qualidade

Tenho acompanhado com certa preocupação, uma indicação de queda que a mídia impressa tem apresentado na participação de mercado entre os meios, saindo gradualmente de 1/3 do mercado há 10 anos, para o atual 1/5.

Mais do que atribuir essa ação à falta de atualização e sintonia do setor com os leitores ou com o mercado anunciante, entendo que mundialmente há uma mudança brutal de ambiente, com a explosão de novas mídias, fruto, principalmente, do novo ambiente digital.

No caso brasileiro ainda, a hegemonia da TV (basicamente a “Aberta”), contra todos os prognósticos externos, se consolidou ainda mais e não vejo indicações, frente aos grandes eventos esportivos que vamos viver, que essa dominância vá se modificar substancialmente até lá.

Entendo como negativa essa diminuição de importância dos Jornais & Revistas no mercado anunciante pelo importante papel social que eles desempenham e, mesmo que eles venham a ser “aditivados” pelo ambiente digital (com Ipad, venda conjunta, promoções, etc), me parece que essas novas mudanças tendem mais a estancar a queda, do que a recuperar todo o terreno perdido.

Considero que a mídia impressa, entre os meios, é das que melhor constrói conteúdo, que esse produto final traz muito valor para a nossa sociedade e que crescerá de importância frente às novas classes entrantes.

Muitas vezes, inclusive, é na unidade impressa que está o coração dos grandes grupos de comunicação, a fonte principal dos fatos e o trabalho de maior consistência.

Não levar em conta os diferenciais que a mídia impressa proporciona é um raciocínio que despreza a qualidade, a responsabilidade social, a precisão da apuração dos fatos e a conscientização dos direitos do cidadão.

Independente de cor ideológica, investir nela (ou em seus desdobramentos digitais) é importante tanto pela profundidade que ela proporciona para a comunicação, quanto pelo efeito “holístico” que esse investimento representa na sociedade ou junto às diferentes comunidades.

Pra mim é como se esse “share” fosse uma espécie de voto de qualidade das empresas anunciantes que, mais maduras e responsáveis socialmente, não abrem mão de seu papel na construção de uma nação melhor, mais educada e mais justa.

Matéria publicada no blog do Meio&Mensagem,

na sessão Digital, na coluna Ponto de vista,

dia 06 de setembro de 2011,

por Geraldo Leite

postado por admin em 10 de setembro de 2011, 17:22   |   0 comentários