Indicando o Rumo

O carioca Geraldo Leite desembarcou em São Paulo ainda criança, com sete anos de idade, acompanhando o pai, o publicitário Manuel Leite, então diretor de mídia da Thompson. Dos poucos anos na capital fluminense, ele se recorda dos passeios pelo Leblon e por Copacabana, famosos bairros da Zona Sul carioca. Cresceu em uma família que respirava música e o mundo da comunicação. Daí nasceu sua predileção pela área que o levou a iniciar o curso homônimo na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Percebeu logo, porém, que o curso não lhe agradava e decidiu estudar Ciências Sociais na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, caminho descrito como “muito mais importante”, porque ampliou seus horizontes.

A comunicação era intrínseca a sua vida. Aos 17 anos havia começado a trabalhar no escritório paulista da Rádio Nacional do Rio, montado por seu pai. O começo foi corriqueiro, atendendo telefone e realizando atividades burocráticas. Com o passar do tempo foi galgando degraus e, como profissional de mídia, passou pela Salles, Zyegelmeyer & Pimentel e Lintas, onde trabalhou até 1988. No cursinho Equipe pode desenvolver outra das suas predileções, cantar. Em um espaço aberto à cultura e com uma ótima discoteca, segundo o próprio Geraldo, se encontrou com Paulo e Luiz Tatit, Pedro Mourão, Zé Carlos Ribeiro, entre outros, e acabou por formar, em 1974, o grupo Rumo. (mais…)

postado por admin em 20 de agosto de 2010, 11:00   |   0 comentários

A próxima fronteira do papel

Com novos títulos e grandes investimentos, jornais buscam recuperar terreno na circulação e no faturamento

Diante da concorrência dos meios eletrônicos no século 21, não foram poucos os consultores que vaticinaram o fim da linha para os jornais impressos. A queda dos números de circulação dos principais títulos e a diminuição da participação do meio no bolo publicitário nos últimos anos corroboram com essa tese.

Longe de acreditar nessa teoria, os jornais dão mostras de poder de reação e não estão medindo esforços para equacionar a relação entre a produção de conteúdo e a sustentação financeira do negócio. Prova cabal disto é a intensa movimentação dos grupos de comunicação em termos de investimento neste ano. (mais…)

postado por admin em 10 de agosto de 2010, 10:00   |   0 comentários