“Sopa de Concha” – Grupo Rumo – 2010

“Sopa de Concha” – A idéia

Durante 2006 e 2007, aproveitando uma temporada maior de convívio no Rio de Janeiro, Geraldo Leite pesquisou os arquivos sonoros do IMS – Instituto Moreira Salles, em busca de canções singulares do passado, que não fossem ainda conhecidas hoje. Na coleção do Franceschi e depois, do Tinhorão, foram encontrados registros extraordinários de canções gravadas somente em 78 rotações, basicamente das décadas de 30 e 40, de uma atualidade, linguagem e frescor que valeriam a pena serem colocadas novamente em circulação.

A seleção começou por 80 gravações que foram apuradas até chegar a 15 canções praticamente inéditas que compõe esse novo trabalho. O critério de escolha, além do fato de serem desconhecidas, foi o de identificar aquelas que melhor exploravam a linguagem da canção, numa época especial para a cultura brasileira: o momento mágico do casamento da música popular brasileira, com a efervescência do Rádio.

Selecionado o repertório, Geraldo apresentou o projeto a todos do Rumo e contou com a adesão imediata dos demais integrantes originais do grupo: Ná Ozzetti, Luiz Tatit, Hélio Ziskind, Gal Oppido, Paulo Tatit, Pedro Mourão, Zecarlos Ribeiro e Akira Ueno.

Gravações, arranjos, músicos e instrumentos

Foram realizadas no Estúdio 185, Vila Madalena, São Paulo. Para incrementar e valorizar este encontro especial e a redescoberta de canções desconhecidas do publico de hoje, foi convidado um time de músicos renomados e experientes, que trabalharam sob a direção artística e os arranjos do músico Swami Jr que também participa no Violão 7 cordas e Baixo e ainda divide a base instrumental com Milton Mori (Cavaquinho e Bandolim), Guilherme Kastrup e Douglas Alonso (Percussões). (mais…)

postado por admin em 12 de fevereiro de 2010, 10:45   |   0 comentários