17 com corpinho de 17

Em Setembro de 1996, no dia 12, começamos a Singular. (mais…)

postado por admin em 10 de setembro de 2013, 14:16   |   0 comentários

ComKids lança portal com foco na qualidade das produções eletrônicas e culturais voltadas para o universo infantil

Criado pela Singular, Arquitetura de Mídia e pelo Midiativa, o website www.comkids.com.br
contará com um respeitado time de colaboradores especializados no segmento infantil, além de
abrir espaço para novidades sobre conteúdo nas mais diversas áreas ligadas à infância (mais…)

postado por admin em 20 de agosto de 2013, 17:58   |   0 comentários

A “Porta dos Fundos” já teve história

Nesses novos tempos de descoberta, quando novos criadores e humoristas, sem pedir licença, conquistam os seus espaços através da Internet, vale comentar que o nosso mercado já teve uma “Porta dos Fundos”. (mais…)

postado por admin em 8 de agosto de 2013, 20:04   |   0 comentários

Já era no Rádio

Sabe aquela história que você não aguenta mais ouvir falar? Que um meio não acaba com o anterior, que ele recicla, reage e tal e tal e tal… Pois não é que vou entrar nessa conversa novamente? E quase que pela porta dos fundos, meio que soprando naquelas brasas que o Adoniran cantava que ainda tinham muito fogo para dar. Pois é… a ficha que agora cai para alguns pensadores digitais ou pitonisas do futuro, é que o tal futuro, aquilo que ninguém pode afirmar nada, pois quando for checar já mudou de novo, precisa respirar nas raízes, nos fundamentos, naquilo que até o seu avô já sabia: no Rádio.

Não é papo – isto é, só um pouco. Pela segunda vez leio nesses dias que a Internet pra poder evoluir e de fato, se aproximar mais das pessoas, para falar mais coisas relevantes, tem que cada vez mais se espelhar no Rádio.

É o Rádio que sabe seguir as pessoas, que vai junto, informa, distrai, orienta, dá dicas, alivia o tempo sozinho e ainda presta serviços o tempo todo.

Acho legal que as pessoas pensem assim agora, por mais que o mundo tenha mudado. Se a gente parar e pensar, vai ver que várias coisas que hoje a gente diz são interativas, já estavam no Rádio, só não sabíamos que se chamava assim. Pegue as músicas. A maioria das emissoras ligadas na audiência sempre deixa para os ouvintes a escolha das 10+ e quanto mais eles pedem, mais são tocadas.

Em que lugar é mais comum você conseguir falas com o veículo de comunicação, não só pra pedir música, mas sobre o trânsito, reclamar do buraco, do prefeito que mentiu, comentar sobre o jogo, a novela,… e tua voz está lá. Aliás, cantando junto – só que no carro, em casa, no Ipod e por aí vai.

O Rádio está sempre em reciclagem – falo tanto como empresa (pois luta pra sobreviver), quanto no modelo de programação ao vivo. O Rádio, quando ao vivo, não tem passado, tudo é momento, instantâneo, à la Lulu Santos, é como a onda no mar, em movimento constante – no fundo, realiza o que as equipes de jornalismo pela Internet sonham em ser.

Só que no Rádio é pela voz, por gente, por sentidos e sentimentos, onde o jeito de falar direciona, simplifica e envolve mais. E ele fala, repete, detalha, simplifica, comenta… Tanto que o “fato” é só a primeira questão, o ponto de partida, pois daí em diante, a repercussão da notícia e as diferentes visões é que vão compor o todo.

Quem diria.. O mundo não dá voltas? Quem melhor enxergou, anteviu, foi o grande e dialético Millôr Fernandes: “O homem é um animal que adora tanto as novidades que se o rádio fosse inventado depois da televisão haveria uma correria a esse maravilhoso aparelho completamente sem imagem”. Genial! Assim era o Millôr.

 

Geraldo Leite

sócio diretor da Singular, Arquitetura de Mídia (abril 2012)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

postado por admin em 3 de abril de 2012, 18:17   |   0 comentários

Deletaram o futuro!

Na semana passada tivemos um belo evento pelos 25 anos da ANER, no Teatro Alfa, em São Paulo. Noite caprichada, dirigida pelo Roberto Muylaert e com um discurso interessante de outro Roberto, o Civita, contando a história da formação da associação.

A atração da noite foi a extraordinária Orquestra Ouro Negro com músicas do Moacyr Santos, tocando de forma exclusiva para a gente (e isso é raríssimo), de uma maneira brilhante e pena que poucos sabiam ou tinham interesse em conhecer, pois muita gente saiu antes.

Ao final, todos recebemos o livro “história Revista” que faz um belo apanhado da evolução do mundo e do Brasil, sob os olhares das Revistas.

O que me encantou também e tá lá, escondido no finalzinho da Revista, é o artigo do Thomaz Souto Corrêa, chamado “O futuro não existe”. Como assim?

É isso mesmo. Com sua verve e jeito bom de escrever, o Thomaz refaz o percurso dele em descobrir o futuro do meio e as várias tentativas de se adivinhar o que virá.

Conta primeiro de um modelo que viu 15 anos atrás na MPA, meio Tabletão, onde se ia fisicamente até uma “banca eletrônica” , encaixava-se o produto numa máquina tipo de compra de salgadinhos, você apertava as teclas das revistas ou das partes que queria e lá caia  um pacotão dessa “revista do futuro”.

Depois veio um outro protótipo, junto com o Negroponte do MIT, com uma tela de vidro e uma moldura de plástico que também não chegou lá. Tudo isso até surgir a solução de fato, o Ipad, apresentado pelo Steve Jobs.

É por tudo isso que temos que dar uma banana para os tais “expertos” que dizem saber como será o futuro. Como é ridículo ver esses saberetas vomitando verdades que logo mais serão superadas por novidades tecnológicas que ninguém previa. Tudo bem que o Ipad possa cumprir com eficiência uma série de funções da mídia impressa e ainda melhor, mas ele não é uma Revista ou Jornal – é mais que isso, e não sendo essa a função básica, o modo de consumo pode também não ser a melhor solução para o futuro – muito embora hoje seja.

O amanhã só amanhã – o hoje está aqui, passa pela gente, se não for bem feito nem chega lá, e se a gente chegar lá, já garantimos o futuro, porque se servisse pão de ontem, a gente passava amanhã. Mas não, é nóis na fita, nóizinhos, nós fazemos o futuro, digo, o presente, pois  o hoje, vai dar no amanhã; e o amanhã… amanhã a gente vê.

Matéria publicada no blog do Meio&Mensagem,

na sessão Digital, na coluna Ponto de vista,

dia 29 de novembro de 2011,

por Geraldo Leite


 

 

postado por admin em 2 de dezembro de 2011, 17:16   |   0 comentários

Globosat contrata Singular para novo canal infantil

A Globosat contratou a especialista em programação infantil Beth Carmona para ajudar na formatação de seu novo canal infantil, ainda sem nome definido, que deve estrear em 2012. Beth tem no currículo o desenvolvimento da programação infantil da TV Cultura de São Paulo, com séries como “Cocoricó” e “Ra-Tim-Bum”, seguida de passagem pelo grupo Discovery. Foi também presidente da TVE até a extinção da TV educativa que daria origem à TV Brasil.

Fontes da programadora revelam que houve tentativa de uma associação, e até mesmo aquisição do canal Ra-Tim-Bum, da Fundação Padre Anchieta, para a formatação deste canal, mas as negociações não vingaram.

A Globosat lança ainda este ano o canal OFF, de aventura e esportes radicais. No horizonte da programadora também está um canal de jornalismo econômico e de negócios.

Nota publicada no TELA VIVA News, dia 13 de outubro de 2011,

por André Mermelstein.

 

postado por admin em 17 de outubro de 2011, 15:33   |   0 comentários

La Cajita Feliz 2011

Entre os dias 18 e 20 de outubro de 2011 acontecerá em Santiago do Chile a 6ª edição do “La Cajita Feliz”, que é um espaço de encontro, intercâmbio e reflexão com quem toma decisões nos processos de criação, produção e distribuição de conteúdos de qualidade para crianças e jovens. Por meio de workshops, mesas redondas, mostras, palestras e laboratórios com convidados chilenos e internacionais, o evento torna-se mais um importante ponto de debate e circulação de Mídia e Infância na América Latina.
Dentre os parceiros e apoiadores do evento estão: CNTV do Chile, o Goethe-Institut, a Associação Chilena de Animadores, entre outros. A Sócia-Diretora da Singular, Arquitetura de Mídia e diretora-presidente do Midiativa- Centro Brasileiro de Mídia para crianças e adolescentes, Beth Carmona ministrará um workshop de análise e criatividade em programação infantil. Além disso, levará consigo uma sessão especial do Festival Prix Jeunesse Iberoamericano.

Veja o vídeo abaixo:

postado por admin em 13 de outubro de 2011, 22:16   |   0 comentários

Singular assessora as rádios do Estadão

No final do ano de 2010 a Singular começou a conversar com o Núcleo de Rádio do Estadão sobre as novidades que estavam por vir: a) a Eldorado AM acabaria / b) No lugar dela, junto com a freqüência de 92,9, surgiria a Estadão / ESPN e c) a Eldorado FM mudaria de lugar no dial e se uniria à Fundação Brasil 2000 (102,7).

Grandes mudanças, para rádios históricas.

O nosso papel era o de assessorar a direção das Rádios em como posicionar essas mudanças, construir a “plástica” da nova estação (Estadão/ESPN), pensar sobre o novo papel que caberia à Eldorado e como o conteúdo do Estadão poderia explorar melhor as duas alternativas.

Foram trabalhos de planejamento, conteúdo, programação e até mesmo a feliz decisão de chamar o André Abujamra para a preparação das novas trilhas sonoras da Estadão/ESPN.

Agora é com os produtos no ar e com a satisfação dos ouvintes.

Ouça a rádio ao vivo! http://radio.estadao.com.br

Inauguração da Rádio no Ibirapuera

Texto por Geraldo Leite

postado por admin em 15 de agosto de 2011, 19:59   |   0 comentários

Educadora por vocação

À frente de iniciativas que fomentam a produção de conteúdo audiovisual de qualidade para crianças no país, e seu uso como ferramenta educacional, Beth Carmona engaja a sociedade para a questão.

Responsabilidade social, desenvol-vimento cultural e a expansão da economia criativa no país são temas tratados com as iniciativas

Por Nara Bianconi

A jornalista e radialista Beth Carmona poderia ganhar também a alcunha de educadora. Não é de hoje que ela empenha esforços para produzir conteúdos audiovisuais de qualidade para crianças e adolescentes, certa de que são ferramentas importantes no auxílio à educação infantil. A trajetória sólida está refletida em seu discurso – são mais de duas décadas reforçando e lapidando as mesmas ideias. Ainda assim, não demonstra pressa ou irritação ao repeti-las mais uma vez. Ao contrário, é didática e atenciosa o tempo todo, como são as boas professoras. (mais…)

postado por admin em 5 de agosto de 2011, 20:15   |   0 comentários

Cultura e Infância

MinC realiza encontro, no Rio de Janeiro, para discutir políticas públicas para as crianças

A Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC) realizou de 12 a 15de Julho, no Teatro do Jockey, na cidade do Rio de Janeiro, o 1º Encontro Nacional Culturae Infância. O evento reuniu especialistas na área com o objetivo de dar início às discussõespúblicas para a criação de uma política nacional de Cultura à infância.

A secretária de Cidadania Cultural, Marta Porto, na cerimônia de abertura do evento, disse que a previsão do ministério é ter um desenho de política cultural para a infância até meadosdo mês de outubro, quando a política será lançada em parceria com Fundo das Nações Unidaspara a Infância (Unicef).

O encontro no Rio de Janeiro foi realizado em parceria com o IX Festival Internacional de Intercâmbios de Linguagem (FIL), ação cultural promovida pela curadora Karen Accioly, quedesenvolve um ampla programação artística para crianças.

Para os debates do evento foram chamados profissionais experientes no trabalho com a infância, tais como o Wellington Nogueira, fundador e coordenador-geral do grupo Doutoresda Alegria, Beth Carmona, da Singular, Arquitetura de Mídia, representando o selo ComKids e  Ilo Krugli, experiente diretor de teatro para crianças e fundador do grupo de Artes Cênicas Vento Forte; o escritor e cartunista Ziraldo, o também cartunista Claudius Ceccon do Cecip; Luisa Lins da Mostra de Cinema Infantil de Florianopolis, entre outros nomes da música, artes plásticas e museus destinados ao público infantil.

Veja a programação e outros detalhes no site do Ministério da Cultura.

 

postado por admin em 18 de julho de 2011, 23:09   |   0 comentários