Missões de Intercâmbio

Viagens promovidas pelo Grupo de Mídia visam antecipação de tendências

Realizou-se no mês de setembro mais uma viagem organizada pelo Grupo de Mídia de São Paulo ao exterior. Essas “missões de intercâmbio” têm a finalidade de aprimorar o conhecimento dos profissionais do mercado publicitário, os quais são apresentados às novas tendências da comunicação internacional, às novas tecnologias, além de terem a oportunidade de estreitar o contato direto com os grandes grupos de comunicação mundiais.

Como um dos pilares do modelo brasileiro, as “missões” promovidas pelo Grupo de Mídia mostram a determinação dos executivos e a visão de suas empresas em proporcionar uma oportunidade de crescimento profissional que amplia o conhecimento e contribui para a profissionalização cada vez maior tanto do indivíduo como destas importantes áreas nas agências e nos anunciantes, valorizando o mercado como um todo.

O Grupo de Mídia de São Paulo organiza essas viagens desde 1996. O programa tem início na primeira segunda- feira de setembro, quando é celebrado o Labor Day (Dia do Trabalho nos Estados Unidos), estendendo – se até a sexta-feira da mesma semana. Ao todo, já foram realizadas 12 viagens, sendo oito para Nova York, além de Lisboa/Madri, Tóquio e São Francisco/Vale do Silício. Este ano o destino foi Los Angeles.

O grupo de viajantes, que no início do programa cabia em um táxi, com o tempo passou a usar uma van e, agora, precisa de pelo menos dois ônibus para acomodar todos os participantes. Embarcaram sob o comando de Luiz Fernando Vieira, Vice-Presidente de Mídia da Africa e atual presidente da entidade, cerca de 50 diretores de diferentes agências de vários estados brasileiros, ao lado de 20 executivos de veículos, que nos últimos anos passaram a apoiar e a prestigiar esse movimento, como copatrocinadores das viagens.

Durante cinco dias foram realizadas 25 reuniões com grande foco no conteúdo e na visão do mercado americano sobre entretenimento. O grupo visitou grandes estúdios de cinema que atuam com múltiplos canais de comunicação como a Warner Bros, 20th Century Fox, Sony, Marvel, entre outros. Outro foco importante foram as grandes ligas esportivas americanas, como NBA (National Basketball Association), NFL (National Football League) e MLB (Major League Baseball), para verificar o trabalho das marcas no mundo do esporte, a entrega de mídia para o patrocinador e a negociação dos direitos de transmissão.

Segundo Paulo Stephan, Diretor Geral de Mídia da Talent e um dos mais experientes do grupo, tendo participado praticamente de todas as missões, nas primeiras viagens era preciso explicar quem eram, o que faziam e de onde vinham. Agora, a situação é completamente diferente e conseguir falar com grandes players deixou de ser difícil. O complicado agora é selecionar todos os convites que recebem e aproveitar ao máximo as oportunidades. “Na quase totalidade das nossas visitas, fomos recepcionados pelo presidente ou pelo CEO de cada empresa”, ressalta Stephan.

O Brasil deixou de ser conhecido apenas como o país do samba e do Carnaval. Agora, com o cenário econômico favorável e como país sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, todos olham para o Brasil como um lugar de grandes oportunidades de negócios e que ainda pode crescer muito mais. Há um grande interesse em entender a boa situação econômica brasileira de uma forma geral.

Além de conhecer in loco quais as tendências em diversas plataformas, o grupo ficou sabendo também, com antecedência, sobre o interesse de várias empresas em investir no Brasil bem como “exportar” nosso conhecimento e experiência na área esportiva e cultura.

Os executivos Jonathan Taplin e Henry Jenkins da University of Southern Califórnia, por exemplo, foram generosos nos elogios ao país e prometeram a realização de uma grande conferência de estudiosos do Annemberg Inovation Lab no Rio de Janeiro, em agosto de 2012.

O Grupo AEG, por exemplo, que já fincou os pés no Brasil e está construindo em parceria com a Odebrecht, o estádio de Recife para a Copa do Mundo, quer ampliar sua participação e montar uma rede no Brasil, fixando escritório na cidade de São Paulo.

Também a NBA está interessada em fixar residência no país e já escolheram a Netshoes para ser a loja oficial de seus produtos, além de manterem contato com a Liga dos Esportes no Brasil para o desenvolvimento de todos os seus eventos.

Do ponto de vista do anunciante essas viagens agregam muito valor à sua relação com a agência. Muitas das agências realizam um pós-evento fechado para seus clientes, onde apresentam e difundem as novidades conhecidas na viagem. O próprio Grupo de Mídia costuma realizar um evento para apresentar uma síntese das novidades aos que não tiveram oportunidade de participar diretamente da experiência.

“A viagem do Grupo de Mídia é uma oportunidade única no mercado de ampliar o conhecimento na área e no universo de contatos com empresas com quem pode desenvolver negócios para nossos clientes. Além disso, é um momento excelente de integração entre os principais profissionais da área que só fortalece o mercado de mídia brasileiro”, comenta Daniel Chalfon, Vice-presidente de Mídia da Loducca.

Segundo Geraldo Leite, sócio-diretor da Singular e responsável pelo conteúdo das viagens do Grupo de Mídia há três anos, o local de destino é escolhido pela diretoria do Grupo de Mídia, levando em conta qual mercado pode acrescentar mais, já que o principal objetivo é promover o desenvolvimento profissional da categoria.

Matéria publicada na seção Tendências da CENP EM REVISTA,

na edição de Dezembro de 2011

postado por admin em 19 de dezembro de 2011, 21:28   |   0 comentários

14º Prêmio de Mídia Estadão

O Prêmio de Mídia Estadão, uma idéia do Departamento de Marketing do Jornal O Estado de São Paulo e da Singular, Arquitetura de Mídia, acontece desde 1998 com o objetivo premiar  o mercado de Publicidade com o diferencial da Mídia.  O Prêmio conta  também com o apoio do Grupo de Mídia de São Paulo e visa  valorizar as soluções que fortaleçam o profissionalismo no setor.
A 14ª edição do prêmio ocorreu nesta segunda-feira, 24 de outubro, no Credicard Hall em São Paulo e reuniu cerca de 2 mil pessoas. Foi apresentado pela atriz e apresentadora Luah Galvão e contou com um show  da Banda Vitória Régia .

Destinado a dois públicos distintos – profissionais do mercado de comunicação, sejam eles mídias de agências de publicidade, anunciantes ou pesquisadores; e estudantes universitários do 3º e 4º ano – premia os trabalhos que efetivamente contribuíram com novas teorias e práticas sobre o mercado de comunicação do País e suas consequências para a área de Mídia e  definitivamente, se firma como o mais reconhecido e melhor  premio do setor em âmbito nacional.

Os vencedores do 14º Prêmio de Mídia Estadão

Mídia do Ano – Gustavo Gaion, da Y&R.

Agência do Ano – AlmapBBDO.

Personalidade de Mídia – Flávio Rezende, da DPZ.

Destaque Estadão – Banco Cyan, de Daniel Chalfon, Silvia Ramazzotti e Gabriela Oliveira, da Loducca.

Grand Prix Monografia – MAT3IZ – Na direção da convergência, de Rodrigo Suarez e Rubens Farias, da AlmapBBDO.

Grand Prix Cases – Leite Mu-Mu Brancolorido, de Andréia Moraes dos Santos, Viviane Souza e Ricardo Pilla, da DCS Comunicações.

Categoria Estudantes

Mídia Digital – Celebridades da Web. Por trás de um clique, um case de sucesso, de Felipe Proença dos Anjos – Faculdade Cásper Líbero.

Mídia Rádio – O bom momento vivido pelo rádio, de Pamela Gimenes de Almeida – Faculdade Cásper Líbero.

Talento de Mídia - Celebridades da Web. Por Trás de um Clique, um Case de Sucesso, de Felipe Proença dos Anjos – Faculdade Cásper Líbero.

Professor Orientador – Joubert Brito, da Faculdade Cásper Líbero.

Categoria Profissional

Monografias

GP Monografia – MAT3IZ – Na direção da convergência, de Rodrigo Suarez e Rubens Farias, da AlmapBBDO.

Mídia Digital – Internet Shift, de Ana Beatriz Martini, Carolina Buzetto e Isabela Albero, da W/McCann e AlmapBBDO.

Mídia TV – Social Television: Horizontalizando a mídia TV, de Karla Patriota Bronsztein e Luciana Gomes de Oliveira, da Master e Universidade Federal de Pernambuco.

Pesquisa - MAT3IZ – Na direção da convergência, de Rodrigo Suarez e Rubens Farias, da AlmapBBDO.

Cases

Eventos & Promoções – Leite Mu-Mu Brancolorido, de Andréia Moraes dos Santos, Viviane Souza e Ricardo Pilla, da DCS Comunicações.

Integração de Mídia – Juntos na Copa Santander Libertadores, de Paulo Stephan, Rafael Amorim, Thiago Rossi e Eduardo Amato, da Talent.

Mídia Impressa – Magazine Luiza: Coquetel, de Luis Monteleone, Sergio Broto, Regiane Pauluti, Eduardo Marques e Danilo Maso, da Ogilvy.

Mídia Rádio – O dia em que um sorriso parou São Paulo, de Monica de Carvalho, Patricia Muratori, Ana Carolina Esposito, Aline Brazolotto e Beatriz Torrealba, da DM9DDB.

Mídia Digital - Caça ao Banner Itaú, de Lisi Kindlein, Camilo Otto, Pedro Bombonatti, Silvio Genesi e Karina Okabatake, da F.biz.

Mídia TV - Quer ganhar beijinho?, de Paulo Camossa Júnior, Carla Durighetto, Daniel Ribeiro e Izabela Vilela, da AlmapBBDO.

Mídia Out of Home - Drunk Vallet Bar Aurora, de Luis Monteleone, Rubens Filho, Camila Porto e Danilo Maso, da Ogilvy.

postado por admin em 27 de outubro de 2011, 16:28   |   0 comentários

La Cajita Feliz 2011

Entre os dias 18 e 20 de outubro de 2011 acontecerá em Santiago do Chile a 6ª edição do “La Cajita Feliz”, que é um espaço de encontro, intercâmbio e reflexão com quem toma decisões nos processos de criação, produção e distribuição de conteúdos de qualidade para crianças e jovens. Por meio de workshops, mesas redondas, mostras, palestras e laboratórios com convidados chilenos e internacionais, o evento torna-se mais um importante ponto de debate e circulação de Mídia e Infância na América Latina.
Dentre os parceiros e apoiadores do evento estão: CNTV do Chile, o Goethe-Institut, a Associação Chilena de Animadores, entre outros. A Sócia-Diretora da Singular, Arquitetura de Mídia e diretora-presidente do Midiativa- Centro Brasileiro de Mídia para crianças e adolescentes, Beth Carmona ministrará um workshop de análise e criatividade em programação infantil. Além disso, levará consigo uma sessão especial do Festival Prix Jeunesse Iberoamericano.

Veja o vídeo abaixo:

postado por admin em 13 de outubro de 2011, 22:16   |   0 comentários

Onde o conteúdo é king

Eu tava lá em Los Angeles, agora em Setembro, junto com o Grupo de Mídia, para saber das novas. O foco era a indústria do Entretenimento, incluindo os Estúdios, Filmes, TVs, Shows, Esportes, o uso de “product placement” e todo o sistema daí decorrente.

Uma comitiva de quase 80 pessoas, 50 deles mídias que voltaram muito bem informados.

Como de hábito, muita coisa nova a conhecer e a digerir. Alguns destaques para dividir:

a) Há uma clara crise no mercado americano e a indústria do Cinema vendeu 30% menos tickets até agora. Cresce a importância das receitas internacionais (hoje iguais a 2/3) e também da América Latina (cresceu 66% o número de ingressos nos últimos 10 anos);

b) O investimento em Cinema / Conteúdo está bem mais conservador / menos arrojado e há uma procura intensa por soluções já testadas anteriormente, sejam elas de novos episódios de séries bem sucedidas, como também de “remakes”;

c)  Incrível o uso que os Estúdios / Canais fazem da mídia out-of-home. Deve ser a principal categoria no ar e a cidade respira cada nova série;

d) Diferentemente do Brasil, existem empresas que gerenciam os talentos (atores, diretores, músicos, esportistas, etc), como a CAA (Creative Artists Agency) que conhecemos. O trabalho deles é o de criar oportunidades de negócios para os clientes. É um avanço no grau de profissionalismo do mercado;

e) No Annenberg Inovation Lab, ligada a USC – University of Southern California, entramos em contato com o Jonathan Taplin e com o Henry Jenkins. Eles estão encantados com o Brasil, com o nosso uso de redes sociais, com o potencial de maior acesso nas favelas do Rio e prometem uma grande conferência de estudiosos no Rio, em Agosto do ano que vem;

f) Existem alguns Media Labs de empresas de mídia, anunciantes ou universidades. Em visita aos estúdios da Warner deu para ver como usam o “eye tracking” para seguir os passos dos internautas e para testar programas de TV. Deram exemplo de um programa da Ellen, onde, com base em respiração, batidas do coração, suor e outras reações, criaram uma métrica para medir o engajamento. No exemplo, tiveram uma resposta 11 vezes acima da média;

g) Entre as visitas, uma ida ao L.A. Live, gerido pela AEG. Um complexo monstruoso e de super estrutura para shows, jogos e tudo o que se pensar. Essa AEG é a mesma que está construindo um estádio em Recife para a Copa do Mundo, junto com a Odebrecht. Eles querem montar uma rede no Brasil e esticar mais a presença de artistas internacionais por aqui. Um periquito me contou que eles vão ter um acordo aqui em São Paulo;

h) Genial a apresentação da FullScreen de um garoto (George Strompolos) que é talento puro. No currículo, passagens pela Wired, CNet, tendo ainda fundado o Youtube. Ele conta que daqui a 2 anos, 90% do tráfego da Internet será de Vídeo;

i) NBA está bem interessada em conversar por aqui e planejam um escritório em SP logo mais.

 

Enfim, pouca diversão, mas muito divertido.

 

Matéria publicada no blog do Meio&Mensagem,

na sessão Digital, na coluna Ponto de vista,

dia 28 de setembro de 2011,

por Geraldo Leite

 

 

postado por admin em 29 de setembro de 2011, 16:17   |   0 comentários

Singular coordena Viagem do Grupo de Mídia 2011 para Los Angeles

Grupo reunido

 

Mais uma vez comandamos a viagem do Grupo de Mídia, dessa feita para uma semana em Los Angeles.

Fomos em 80 pessoas, entre profissionais de mídia das agências, profissionais de veículos e equipe de produção, o que exigiu uma bela logística de tempo, agenda e deslocamentos.

Tivemos um total de 29 compromissos, entre visitas externas, apresentações no hotel, almoços, jantares e novidades dos patrocinadores.

Um grande foco foi dado ao conteúdo, através de ações em Cinema e TV e seus desdobramentos comerciais (Warner, 20th Century Fox, Sony, Marvel, GK-TV e Norm Marshall & Associates).

Foco também nos talentos e instalações ligados ao conteúdo esportivo e/ou de espetáculos (LA Live, AEG, CAA e NBA).

E as novidades em si, como Ooyala, Fullscreen, Newsweek (nova fase), Annenberg Inovation Lab da USC – University of Southern California, além de uma apresentação introdutória feita pela jornalista e consultora Ana Maria Bahiana.

Apesar de ter acompanhado todas as viagens do Grupo de Mídia (exceto a primeira), essa foi a terceira em que assumimos totalmente a construção e organização do evento, após Tóquio e San Francisco.

Geraldo Leite (Sócio-diretor da Singular), Luciana Schwartz (Diretora geral de Mídia da Neogama BBH e Andrea Schnitzler (Planejadora da Singular)

A viagem do ano que vem ainda não está definida, mas pela satisfação dos participantes, tende a ser um novo sucesso.

Estão previstas ainda, uma pesquisa interna sobre satisfação e uma apresentação para os sócios do Grupo de Mídia que não puderam acompanhar a viagem.

Geraldo Leite

postado por admin em 12 de setembro de 2011, 21:35   |   0 comentários

Cultura e Infância

MinC realiza encontro, no Rio de Janeiro, para discutir políticas públicas para as crianças

A Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC) realizou de 12 a 15de Julho, no Teatro do Jockey, na cidade do Rio de Janeiro, o 1º Encontro Nacional Culturae Infância. O evento reuniu especialistas na área com o objetivo de dar início às discussõespúblicas para a criação de uma política nacional de Cultura à infância.

A secretária de Cidadania Cultural, Marta Porto, na cerimônia de abertura do evento, disse que a previsão do ministério é ter um desenho de política cultural para a infância até meadosdo mês de outubro, quando a política será lançada em parceria com Fundo das Nações Unidaspara a Infância (Unicef).

O encontro no Rio de Janeiro foi realizado em parceria com o IX Festival Internacional de Intercâmbios de Linguagem (FIL), ação cultural promovida pela curadora Karen Accioly, quedesenvolve um ampla programação artística para crianças.

Para os debates do evento foram chamados profissionais experientes no trabalho com a infância, tais como o Wellington Nogueira, fundador e coordenador-geral do grupo Doutoresda Alegria, Beth Carmona, da Singular, Arquitetura de Mídia, representando o selo ComKids e  Ilo Krugli, experiente diretor de teatro para crianças e fundador do grupo de Artes Cênicas Vento Forte; o escritor e cartunista Ziraldo, o também cartunista Claudius Ceccon do Cecip; Luisa Lins da Mostra de Cinema Infantil de Florianopolis, entre outros nomes da música, artes plásticas e museus destinados ao público infantil.

Veja a programação e outros detalhes no site do Ministério da Cultura.

 

postado por admin em 18 de julho de 2011, 23:09   |   0 comentários

Próximo destino, Los Angeles

Grupo de Mídia SP diversifica destino das suas viagens internacionais em busca de novas experiências

Em setembro, o Grupo de Mídia São Paulo leva mais uma vez profissionais do setor para uma viagem internacional. O destino será Los Angeles, pela primeira vez. Os detalhes ainda estão em definição, segundo Geraldo Leite, sócio-diretor da Singular e responsável pelo conteúdo, pela seleção dos locais que serão visitados e pelos pacotes das viagens do Grupo de Mídia há três anos — antes disso, ele assessorava o conteúdo.

Mesmo sem ter tudo pronto, Leite adianta os direcionamentos dos locais a ser visitados em 2011. Já que a cidade é a sede de Hollywood, estão previstas visitas a estúdios que sejam interessantes pelo ponto de vista profissional, como aqueles que atuam com múltiplos canais de comunicação, por exemplo. O entretenimento também terá foco nessa viagem, no qual será estudado como as empresas especializadas comandam operacionalmente os grandes shows e vendem os ingressos e de que forma funcionam a indústria do cinema e as produtoras independentes, entre outros. (mais…)

postado por admin em 23 de junho de 2011, 10:09   |   0 comentários

Criança no centro de sua história

À frente do Midiativa, uma ONG voltada à discussão da programação audiovisual para a infância e adolescência, Beth Carmona capitaneia o evento ComKids – Festival Prix Jeunesse Iberoamericano, que acontece em São Paulo de 11 a 19 de junho. Dividido em quatro segmentos — mostra, prêmio, workshop e jornada de negócios —, o evento, de acordo com o que Beth explica nesta entrevista, pode ser uma boa vitrine para se observar como nossos países vizinhos chegaram a boas soluções em conteúdos de qualidade para esta faixa de público cada vez mais carente de produções nacionais. E o principal: com viabilidade comercial.

(mais…)

postado por admin em 8 de junho de 2011, 10:30   |   0 comentários

ComKids: selo criado da colaboração Midiativa e Singular

O ComKids é uma iniciativa do Midiativa, que foi criada com o propósito de organizar todo o seu histórico de mais de 10 anos de atividades integrado a um propósito de articulação de todos os participantes e agentes no setor de mídias digitais, interativas e audiovisuais para criança e adolescente, no contexto iberoamericano. O Selo ComKids foi concebido com a colaboração da Singular para que todas as áreas profissionais dedicadas ao universo infanto-juvenil (educação, cultura, comunicação e da indústria) pudessem ter um espaço de reconhecimento e premiação, diálogo, formação e facilitação de negócios.

Objetivamente, o ComKids acolhe quatro eixos distintos com o propósito de reunir executivos, produtores, profissionais e estudantes de comunicação, pesquisadores, agentes culturais, educadores, pais, jovens e crianças. Em 2011, a programação do ComKids estará concentrada entre os dias 11 e 19 de junho. Os detalhes são: (mais…)

postado por sing em 14 de abril de 2011, 12:46   |   0 comentários

ComKids chega em junho

Entre 11 e 19 de junho, o Brasil recebe mais uma vez o principal prêmio voltado para a produção audiovisual ibero-americana de conteúdo para o público infantojuvenil: o Prix Jeunesse Iberoamericano. Iniciativa da Fundação Prix Jeunesse — que realiza o prêmio bienal desde 1964 —, a versão ibero-americana acontecerá novamente em São Paulo, sede da última edição em 2009. Mas desta vez o contexto é muito maior: o Prix Jeunesse Iberoamericano aterrissa em meio à primeira edição do ComKids, evento realizado pela Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Criança e Adolescente) – que também é responsável pela edição regional do prêmio.

Segundo Beth Carmona, diretora- presidente da Midiativa, “quando trouxemos o Prix Jeunesse Iberoamericano para o Brasil, em 2009, pudemos perceber que o mercado brasileiro e latinoamericano estava carente de iniciativas que não apenas premiassem, mas discutissem, capacitassem e facilitassem os negócios no mercado de entretenimento audiovisual infantil”. Pensando nisso, o ComKids nasce com a proposta de articular a indústria e o mercado que produzem mídia para crianças e adolescentes para discutir e promover a produção audiovisual ibero-americana voltada a este público.

Para a realização do evento, que durará nove dias, o ComKids apoia-se em quatro eixos: além da 5ª edição do Festival Prix Jeunesse Iberoamericano (entre 14 e 16 de junho), acontecerá, também — nos dias 11, 12, 17, 18 e 19 —, a Mostra ComKids, que levará às salas de cinema produções premiadas e produzidas em todo o mundo, oferecendo uma oportunidade de c o n t a t o com obras que normalmente não integram o circuito televisivo nacional. O calendário pode ser conferido no site do evento.

Com inscrições abertas em seu site até o dia 08 de abril, o Festival Prix Jeunesse Iberoamericano é o grande destaque desta estreia, mas outros temas — como a responsabilidade de se atuar neste nicho — também estarão em pauta: “Precisamos discutir também a sustentabilidade deste mercado, em função das responsabilidades e cuidado com o público, mas sem esquecer que isto também é uma indústria“, explica Beth.

Matéria do ComKids no Meio&Mensagem, dia 14 de março de 2011,

por Bruno Born

postado por admin em 18 de março de 2011, 10:00   |   0 comentários